Menu

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Candeias MG


CANDEIAS – MG ( BRASIL )

           O município de Candeias está situado na região sul do Estado de Minas Gerais e nasceu da chamada Picada de Goiás, caminho que ligava Minas com Goiás.
           A pedra fundamental que fez nascer o povoado chamado, Pousada das Candeias, foi lançada pelo português sesmeiro, Domingos Rodrigues Lima Tendais.
Como dono das terras do lugar, construiu a primeira capela para Nossa Senhora das Candeias, por volta do ano de 1766. Em 1834 foi criado o distrito de Nossa Senhora das Candeias. Posteriormente denominado Candeias.
          O nome Candeias originou-se em virtude das extensas matas da madeira candeia, existente na região e em especial no local onde foi levantada a primeira capela.
          O Decreto-Lei de número 9.148 de 17 de dezembro de 1938 criou o município de Candeias, sendo o seu primeiro prefeito, o Dr. Zoroastro Marques da Silva; homem ilustre que dedicou toda a sua vida aos interesses do município, tendo sido a mola mestra da sua emancipação política. O Dr. Zoroastro era tetraneto do Alferes Domingos Lima Tendais.
          O município possui uma população estimada em 14.592 habitantes e uma área de 720.650 km2 e com uma altitude de 967 m. Entre as suas tradições está o folclore de Folia de Reis, Festas Juninas, Congada (Festa do Rosário) e outras religiosidades.
          As características físicas do relevo favorecem as atividades rurais, especialmente na produção de café, milho, feijão e uma boa pecuária de corte e leite.
          Na área de mineração está a produção de granito, com destaque para o granito Verde Candeias.
          A economia vem sendo bem desenvolvida nas áreas industrial, comercial e prestação de serviço. Na industrial conta com diversas pequenas empresas, como vestuário, pré-moldados e beneficiamento de granito, etc.
          O comércio varejista tem se destacado com a manutenção de diversas lojas de todos os seguimentos.
No modelo de auto-serviço a cidade sustenta supermercados auto-suficientes.
A área comercial, também, tem se desenvolvido entre os produtores rurais destacando-se a produção de café, milho, feijão, leite e gado de corte etc.
          O setor urbano é bem arborizado e conta com um número elevado de praças públicas para atender a população. A cidade é praticamente toda pavimentada de paralelepípedos, tendo em vista a grande produção e comercialização deste produto no município.
          As praças centrais cuidadosamente ajardinadas e sintonizadas com a arborização adulta proporcionam um clima exuberante e aconchegante.
Bom Jesus
 Candeias Centro Fonte luminosa Igreja Matriz MATRIZ Matriz N. Sra. das Candeias